Arquivo da categoria: Gastromania

Experimentos

Feriadão, eu em sampa trabalhando e a familia toda na praia, ó que beleuza, Kreuza!

Mas é quando mais gosto, pois tenho a cozinha toda só para moi, assim faço meus experimentos, encorporo o Dr. Maluco e bora cozinhar.

Ontem à noite encontrei no freezer dois peitos de frango razoavelmente carnudos. Como quero adestrar minha técnica com molhos diferentes, frango é o que há, pois se adapta muito bem à qualquer coisa. Aliás, sabado que vem vou na UnG (Universidade de Guarulhos) fazer um curso rapido, de um dia inteiro sobre molhos, intensivão mesmo! Ai posto como foi!

Vamos ao que interessa!

bom hein

Frango:
Batatas
alhos
2 Peitos de frango pré temperados com;
1 limão
2 col chá de curry
Alecrim
Sal


Preparo:

Deixe o frango curar no tempero por no mínimo 4 horas. Numa pequena assadeira espalhe 2 colheres de manteiga, com sal, coloque os peitos de frango, cubra com alumínio e deixe cozinhar à 180º por 10 minutos, retire o papel alumínio, se soltar muita água, pode despejar, mas não toda. Acrescente as batatas e os dentes de alho, regue no azeite e devolva ao forno, mantendo a temperatura até o frango junto coma batata e o alho dourarem bem.

Redução agridoce:
2 col sopa de molho inglês
2 col de sopa de Shoyu
5 col de sopa de Vinho tinto
2 col de sopa de mel
1 dente de alho grande
2 cravos

( O vinho que usei aqui é o Casillero del Diablo da Concha y Toro, vinho Chileno, ótimo pra contrastar com molhor suaves e agridoce)


Preparo:

Amasse o dente de alho e unte a panela com seu “óleo”, junte os ingredientes com o alho dentro da panela e misture para encorporar. Enquanto o molho reduz, acrescente uma colher de margarina, mexa até reduzir e ficar com uma textura aveludada e brilhante.

Voilá!

Se quiserem me ajudar com um nome pro prato eu agradeço! rs

O simples tbm pode ser bonito…

..além de gostoso.

Hamburger caseiro, deliciosoooo

hamburger caseiro com leve toque de curry

hamburger caseiro com leve toque de curry

Vamos precisar de;

500g de cochão duro moído
(uma carne que não tem muita gordura, voce pode utilizar picanha tbm, peça pra moer com a gordura e tudo)

1 Cebola média/grande
Picada em pedacinhos bem pequenos, como se tivesse sito triturada.

Sal e pimenta (à gosto)

Curry (uma pitada)

Alecrim (à gosto)

____________

Modo de fazer;

Numa tigela misture tudo, misture bem, use a mão que é mais divertido!

Com um molde redondo, aquele usado para dar uma forma bonita nos pratos e cortar bolos, dê forma aos hambugeres, deixando-os com apróx 1cm de expessura. (substitua o molde por qualquer coisa que vc achar apropriado)

Agora vai o segredo… salpique sal nos dois lados do hamburger, enrole-o nesses plásticos de comida e leve ao congelador por 20 minutos no mínimo. Depois só fritar e servir!

O sal neste último passo serve pra desidratar a parte de fora, assim ele fica com aquela aparência gostosa e bem frito e não fica seco.

Agora, se vc quer dar um toque à la Ritz, derreta 150 gramas de gorgonzola com meia lata de creme de leite e derrame delicadamente sobre os “meninos” enquanto monda o sanduiche.

Issae, bom apetite!